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4 etapas fáceis para encontrar novos clientes e clientes

Uma das tarefas mais difíceis para um novo empresário em casa é conseguir os primeiros clientes ou clientes. O desafio é agravado pelo fato de que muitos novos empreendedores domésticos   não são especialistas em marketing e a idéia de “vendas” os assusta. De fato, mesmo os proprietários de empresas domésticas experientes às vezes lutam para ter clientes ou clientes suficientes.

Enquanto a geração de clientes e clientes comerciais leva tempo, você pode acelerar o processo aprendendo como prospectar e como orientar esses possíveis clientes e clientes em direção a uma venda . E como muitos clientes em potencial ou clientes não comprarão seu primeiro contato com você, também será necessário desenvolver um plano para manter contato até que estejam prontos para comprar

PASSO 1: concentre-se no seu mercado-alvo

É óbvio que você economizará tempo e dinheiro fazendo marketing para pessoas que não apenas querem o que você tem, mas também estão dispostas e capazes de pagar por isso. E, no entanto, muitos novos proprietários de empresas domésticas não demoram para identificar seu  mercado-alvo . Em vez disso, eles lançam sua mensagem de marketing para o mundo à toa, onde, na maioria das vezes, ela erra o alvo.

Um método de marketing mais eficiente e eficaz é primeiro definir o comprador mais provável do seu produto ou serviço. Quantos anos eles tem? Que sexo? Qual é o seu background socioeconômico? Saber quem é o seu mercado facilita a localização e entrega de mensagens que os motivam a verificar seu produto ou serviço.

Aproveite o tempo para entender quem é o seu mercado-alvo, para que você não perca tempo ou dinheiro encontrando e vendendo para clientes e clientes errados.

PASSO 2: Crie uma lista potencial de clientes e clientes

Você não pode planejar uma festa sem uma lista de convidados e, da mesma forma, não pode iniciar ou administrar um negócio sem fazer uma lista de clientes ou clientes em potencial. Listar pessoas que você conhece é um bom lugar para começar, pois você pode fazer uma venda rápida e obter referências. Mas existem outras fontes para iniciar sua lista de clientes em potencial. Aqui estão apenas alguns:

    • Contatos pessoais : Seus amigos e familiares têm maior probabilidade de comprar algo de você, mesmo que não sejam o seu mercado-alvo. Ou talvez eles não precisem do seu produto ou serviço, mas conheçam alguém que precisa ou gostaria de contar a outros sobre isso. 
    • Clientes existentes:  se você já realizou algumas vendas, chame seus  clientes existentes  para ver se eles precisam de mais do seu produto ou serviço. Vender para um cliente feliz existente é mais fácil do que gerar um novo.
    • Peça referências : ligue para seus amigos, familiares e clientes anteriores para saber se eles conhecem alguém que precisa do seu produto ou serviço. Adoce o negócio oferecendo um incentivo de referência .
    • Pesquisa na Internet : é ideal para empresas B2B (B2B). Se você conhece o cliente ou cliente ideal, pode ficar on-line e procurá-los, e depois entrar em contato com eles diretamente. Embora você possa fazer isso on-line para todas as empresas, ele funciona particularmente bem para pesquisas locais  das empresas com as quais você deseja trabalhar. A mídia social é outra ótima maneira de conectar-se a empresas em potencial com as quais você gostaria de trabalhar, especialmente o LinkedIn .
    • Trocas de feiras ou feiras de artesanato : os eventos são uma ótima maneira de interagir com outras empresas que podem se encaixar no seu mercado (em B2B) ou gerar novos clientes e prospects através de uma exposição, se você vender para o consumidor final ( B2C ). Mesmo se você não fizer uma venda, os eventos podem permitir que você crie sua lista de contatos. 
    • Falando : A maneira mais fácil de mostrar seus conhecimentos é falar em uma conferência ou comprar a criação de seus próprios workshops. Se você está nervoso em falar , considere participar de um painel em um evento.
    • Eventos de rede da comunidade : se sua empresa se concentrar em vendas B2B , considere ingressar na Câmara de Comércio local onde você pode interagir com outras empresas locais, participar de workshops e muito mais. Outra opção é participar de grupos que envolvem seu mercado-alvo. Por exemplo, se seu mercado é de mães com filhos, participe de um grupo de mamãe e eu. Novamente, isso é outra coisa que pode ser feita online através das mídias sociais, como o Linkedin.
    • Mídias sociais : muitas empresas baseadas em serviços consideram as mídias sociais um dos melhores lugares para se conectar e construir um relacionamento com clientes e clientes em potencial. Você tem seguidores de mídia social no Twitter, Facebook ou Linkedin ? Embora não queira incomodá-los com mensagens constantes de vendas, você pode interagir e conversar com eles, aumentando a conscientização sobre você e construindo um relacionamento. 
    • Compre uma lista de clientes potenciais: embora isso possa ser caro e geralmente atinja resultados baixos, se você estiver em dificuldades, poderá comprar listas de correspondência ou de contatos de clientes em potencial que atendam ao seu mercado-alvo (dados demográficos, localização etc.) Faça uma pesquisa no Google por “listas de distribuição” e você encontrará dezenas de empresas. Na maioria dos casos, as empresas usam essa lista para marketing de mala direta , mas você também pode ligar ou enviar e-mail se essas informações forem fornecidas.

PASSO 3: Faça contato

Depois de ter uma lista de clientes em potencial, é hora de entrar em contato. Aqui estão algumas idéias.

Por telefone : Ligações frias assustam muitas pessoas, mas se você perguntar o que elas precisam e apresentar seu produto ou serviço como uma solução, terá melhores resultados. Use um script de conversação fácil e fluente para apresentar seu produto ou objetivo de ligação. Lembre-se, dizer não está vendendo. Se você está falando o suficiente, a probabilidade de convencer alguém de que ele precisa do seu produto ou serviço não será alta. Fazer perguntas e apresentar seus benefícios de produtos ou serviços direciona o foco da chamada para eles, e não para você.

Feche com uma frase de chamariz , como solicitar que eles se comprometam com um período de avaliação ou fornecer um email ou endereço físico, para que você possa enviar informações adicionais. Por fim, se um indivíduo disser que não está interessado, pergunte se conhece alguém que possa estar e obtenha uma indicação.

E – mail : embora o e-mail não seja tão eficaz quanto uma conversa direta, é menos assustador e geralmente é uma ótima maneira de se apresentar. O truque é não simplesmente enviar um email de “compra”, mas oferecer algo de valor. Dê uma breve explicação sobre quem você é e forneça um cupom ou um artigo gratuito sobre um tópico relevante. Revise as leis anti-spam , que exigem que você inclua uma opção de cancelamento de assinatura em todos os contatos. Aqui estão alguns recursos adicionais sobre email marketing .

Pessoa : Há muitas maneiras de atender clientes e potenciais clientes em pessoa. Para B2B, você pode entrar nos negócios deles. Ou você pode ligar e marcar uma consulta para se reunir em B2B ou B2C. Em muitos casos, você pode encontrar clientes em potencial enquanto estiver no supermercado ou em um avião, ou onde quer que esteja.

É importante lembrar alguns pontos-chave para uma venda pessoal eficaz. Não conte tudo de uma vez. Em vez disso, descubra seus desejos e necessidades e adapte sua apresentação para mostrar como seu produto ou serviço é a solução para o problema deles. Sempre tenha material de vendas disponível para ajudá-lo nesse processo (como amostras ou catálogos). Certifique-se e termine com um plano de ação e uma promessa de acompanhamento.

Correio tradicional : como o e-mail, a mala direta não tem uma taxa efetiva tão alta, mas é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento de seus negócios. Crie a peça que você planeja enviar, seja um cartão postal, folheto , carta etc. Depois de ter a peça pronta em mãos, você pode endereçá-la e carimbá-la, ou contratar uma casa de atendimento para fazer isso por você. Se você estiver enviando muitas peças, há benefícios de tempo e custo no uso de uma casa de distribuição para endereço, material e carimbo. Uma empresa de atendimento é capaz de obter uma taxa de selo em massa, que pode economizar até 40% no preço dos portes.No entanto, um carimbo colocado à mão pode ter menos probabilidade de parecer lixo eletrônico .

PASSO 4: Acompanhamento e, em seguida, Acompanhamento novamente

A fortuna está no acompanhamento. Você vai ouvir muito “não”. Para algumas pessoas, esse “não” é firme. Mas para outros, o “não” é apenas “não” por enquanto. Muitos empresários ouvem “não” e desistem. Mas 80% das vendas não são feitas no primeiro, segundo ou até mesmo um terceiro contato! Pode levar cinco ou mais contatos para conseguir uma venda.

Encontrar clientes e clientes exige uma pele grossa e uma forte crença no que você está vendendo. Só porque alguém lhe diz “não” hoje não significa que será um “não” amanhã. O truque é ter um sistema não irritante de acompanhamento , como uma lista de e-mail ou um acordo para ligar novamente em seis meses. 

Acompanhe sua comunicação com vários leads e prospects usando algum tipo de banco de dados de CRM gratuito . Crie lembretes de calendário para acompanhar no futuro com aqueles que disseram que não.

O sistema para obter clientes e clientes é simples. Você precisa de uma maneira de incentivá-los a aprender sobre você por meio de seus esforços de marketing , e precisa construir um relacionamento com eles que, esperamos, leve a uma venda. Durante o processo, você deseja obter as informações de contato por meio de um sistema de acompanhamento por email ou mantendo sua própria lista de gerenciamento de contatos. Por fim, você deseja um sistema para manter contato enquanto estiver aberto para receber notícias suas.